ENTENDA MELHOR: SÍNDROME DE ASPERGER

A Síndrome de Asperger trata-se de um dos perfis do autismo, o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA). Transtorno caracterizado por alterações significativas na comunicação, na interação social e no comportamento. Essas alterações levam a dificuldades adaptativas e aparecem antes dos três anos de idade, podendo ser percebidas, em alguns casos, já nos primeiros meses de vida.
As causas ainda não são identificadas, porém já se sabe que o autismo é mais comum em crianças do sexo masculino e independente da etnia, origem geográfica ou situação socioeconômica.
Em linhas gerais, o Asperger apresenta alto funcionamento, ausência de deficiência intelectual e não possuem atrasos significativos de linguagem na primeira infância.
De acordo com o DSM V, para que um diagnóstico seja confirmado, o indivíduo deve apresentar déficits de comunicação/interação social e presença de um padrão repetitivo e restritivo de atividades, interesses e comportamentos.
Muitos pais precisam lidar com o diagnóstico e com os primeiros passos: providenciar junto de profissionais as intervenções iniciais para dar, desde já, melhores condições de vida a criança.
2018-07-28T14:20:13+00:00